a empresa

Uma empresa de mais de 30 anos construída por pessoas e momentos.

Conheça nossa História!

Há mais de 30 anos atrás, um grupo de alunos peculiares, que buscavam fazer a diferença em sua graduação, tiveram uma grande ideia, fundar uma Empresa Júnior (EJ). Começaram então, a se reunir regularmente em outubro de 1993, iniciando o processo de criação e implementação de uma coisa que viria a se tornar muito maior que eles. 

Aos quatorze dias do mês de dezembro de 1993, realizou-se no Centro Acadêmico dos Estudos da Química (CAEQ), a Assembléia de Fundação da Empresa Júnior; nasce então a All Química – Consultoria Júnior. Motivados por um ideal empreendedor, os estudantes que levaram essa ideia para frente já começavam a demonstrar toda a garra, coragem e motivação do Movimento Empresa Júnior (MEJ).

Recém criada, a All Química contou com a ajuda de várias outras EJ’s para prosperar, principalmente outras empresas juniores da UNICAMP e da POLI – USP. Em 1994, foram realizados os processos de oficialização da empresa, como registro de Ata e Estatuto em cartório e cadastramento na Receita Federal. Além disso, ocorreram as primeiras eleições para a Diretoria Executiva e Conselho Administrativo, bem como a realização do primeiro projeto: uma Pesquisa Sobre Óleos Sulfonados para a Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios.

​Graças ao esforço mútuo de todos os membros, continuamos fazendo projetos até que, em 1996, surgiu a I Semana All Química. Realizada de 11 à 14 de novembro, este evento voltado para o Instituto de Química (IQ) tinha como objetivo mostrar para os alunos o lado empresarial e empreendedor do mercado de trabalho voltado à área da química. Tendo como objetivo realizar eventos do interesse dos alunos do IQ, para melhorar a vivência no mesmo, a All Química continuou fazendo eventos como a Semana All Química, que passou a ser realizada anualmente. Além dela, em 1997 foi realizado um evento em 18 de junho, em comemoração ao Dia de Valorização do Químico, que contou com um ciclo de palestras e uma mesa redonda sobre o ensino de química e o mercado de trabalho.

Buscando sempre se inteirar nos assuntos do MEJ, em agosto de 1998 nossa Empresa participou do seu primeiro grande evento envolvendo mais EJ’s, o Encontro Nacional de Empresas Juniores (ENEJ). Foram seis membros enviados para participar desse evento organizado pela FEJESP e pela Brasil Júnior, que foi sediado em Guarapari–ES.

Assim foi crescendo a All Química, realizando consultorias nas mais diversas áreas da química e promovendo eventos de cunho social e empresarial tanto dentro do IQ quanto em ambientes externos, como escolas.

Procurando sempre inovar, em 2001 a All Química decidiu tomar uma iniciativa um tanto quanto peculiar, aposentar a Semana All Química e criar a tão conhecida Semana de Química. Apesar de não aparentar, muitas mudanças foram feitas. A principal: os eventos pararam de ter enfoque só no empreendedorismo e passaram a abranger várias outras áreas da química, a fim de agradar todos os gostos possíveis.

Com o crescimento da empresa, vieram mudanças, até que em 2003, mesmo ano em que comemoramos nossos 10 anos de existência, mudamos nossa sede de local (onde permanecemos até hoje).

​Engana-se quem acha que as mudanças pararam por aí. Buscando sempre manter uma imagem inovadora, a “Allquímica” refez o design do seu logo em meados de 2004.

​Infelizmente, nem tudo na história da empresa foram rosas. A situação ótima em que a empresa se encontrava, motivada pelo pico do número de membros entre 2000 e 2004 foi passageira. Devido a problemas internos em 2005, não foi possível realizar a Semana de Química. Foi o primeiro, e único, ano sem um evento organizado pela All Química desde 1996, com a I Semana All Química.

GESTÃO DE 2003

Mudança para a nova sede (atual)

E infelizmente não parou por aí, o grande número de membros foi diminuindo rápido, tendo uma grande baixa em 2006. Mesmo os membros tendo participado de vários eventos do MEJ, como o XIII Encontro Nacional de Ensino da Química em 2006 e o Interação (organizado pelo Núcleo das Empresas Juniores) em 2007 não bastaram para levantar o astral da empresa.

​Devido ao baixo número de projetos fechados, uma gestão de conhecimento nula e um orçamento beirando o limite, fez com que o período de 2004 à 2008 fosse o mais conturbado da nossa empresa, sendo apelidado carinhosamente de Idade das Trevas.

​Mesmo perto de fechar as portas, nossos membros não desistiram. Iniciando o ano de 2008 com apenas quatro integrantes, eles tinham uma difícil tarefa em mãos, reerguer uma empresa à beira do colapso. Começando então um remanejamento interno, que consistiu em uma completa mudança de ideologia, comportamento e procedimentos, que culminou na criação de um Planejamento Estratégico Trienal (que posteriormente passou a ser Bienal). Apesar da difícil tarefa, as gestões posteriores continuaram esse processo de reforma até meados de 2012, quando a empresa se estabilizou.

A All QUÍMICA

Após sua reestruturação interna, a All Química voltou com toda a força, inclusive para os eventos do MEJ, como o ENEJ e o EPEJ, incluindo a realização de um grande projeto interno, se tornar uma EJ federada na FEJESP (Federação de Empresas Juniores do Estado de São Paulo). Essa filiação durou de 2014 à 2017, onde a empresa acabou saindo por problemas internos. Durante esse tempo, procuramos sempre inovar, o que é mostrado pelo fato de termos mudado o design do nosso logo mais duas vezes até o segundo semestre de 2017.

​Durante esse tempo, continuamos a realizar eventos em benefício da nossa empresa, dos demais membros do instituto e de pessoas interessadas pela comunidade científica brasileira. Alguns dos mais memoráveis foram o AllQOscar, a AllQuadrilha e o AllQday, que ajudaram a trazer visibilidade para nossa empresa.

GESTÃO DE 2015

Federação da empresa à FEJESP

Atualmente, continuamos nossa luta para crescer como empresa, fazendo nossos membros se desenvolverem tanto como empresários juniores quanto como pessoas de caráter, alinhando nossas ferramentas internas de gestão de pessoas com o auxílio dos treinamentos e informações, fornecidos por nossos psicólogos associados.

Uma das barreiras mais difíceis a serem rompidas por nós, é a busca por visibilidade dos outros estudantes do nosso instituto. Através de muito trabalho duro, estamos conseguindo transpor essa barreira, principalmente após a XVI Semana de Química, realizada no segundo semestre de 2017, onde graças ao esforço da comissão organizadora e a ajuda da Comissão dos 50 Anos do Instituto de Química, pudemos trazer diversas atrações, inclusive internacionais.

​Mesmo após mais de 30 anos da fundação da nossa empresa, a motivação por trás da criação e fortalecimento dela continua com o mesmo ideal inabalável, resumido em uma só frase:

“A formação universitária deve possuir não somente o viés acadêmico voltado à Pesquisa, mas também a parte empresarial que possui um timing diferenciado para as respostas a fim de tomada eficaz de decisões empresariais. Os alunos devem conhecer desses dois mundos.”

- Marc Yves Chalon. Diretor de Projetos em 1994.

Com o esforço de conciliar a graduação com a presença ativa dentro de uma empresa, nossos membros vão seguindo com o ideal de que “O MEJ UNICAMP É MUITO FORTE!”, e lutando para mostrar toda a garra de um empresário júnior. Quando nos perguntam porque fazemos parte disso, chega a ser difícil expressar em palavras todo esse sentimento palpável de perseverança que nos une.