O MOVIMENTO
EMPRESA JÚNIOR
Somos parte de um todo maior!
Uma rede de jovens empresários comprometidos com um mercado mais justo.
Conheça o MEJ!
gestão 2023
Expoente Supermassivo, evento do NuCa.
O MEJ
O Movimento Empresa Júnior tem origem na França, em 1967 na ESSEC - L’École Supérieur des Science Economiques et Commerciales - conceitual escola de administração de Paris. Diante da necessidade de aplicar os conhecimentos adquiridos durante o curso superior, um grupo de estudantes decidiu formar uma associação com o objetivo de oferecer pesquisas de mercado e outros serviços a preços acessíveis às empresas. Motivada pelo sucesso rápido, esta associação transformou-se na primeira Empresa Júnior, a Júnior ESSEC.
Na década de 80, o modelo iniciado na França se internacionalizou. No Brasil, o Movimento chega em 1988, com a fundação da primeira EJ do país, na FGV - Fundação Getúlio Vargas. O MEJ chegou a Unicamp em 1990, com a criação do GEPEA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Engenharia de Alimentos - a primeira EJ da nossa Universidade.
Com o crescimento do MEJ, começaram a ser criadas as confederações para representar EJs de uma mesma universidade ou também de uma mesma região. Ainda em 1990, foi fundada a confederação européia de empresas juniores, a JADE - Júnior Association for Development in Europe -, para lutar pelos objetivos do Movimento junto à União Européia e servir de canal para troca de experiências a nível internacional.
Neste mesmo ano, surge a FEJESP - Federação de Empresas Juniores do Estado de São Paulo. Hoje, com 64 Ejs ligadas a ela, a FEJESP tornou-se um forte representante do Movimento Empresa Júnior em solo brasileiro, e trabalha para que todas as empresas a ela federadas tenham auxílio para se desenvolver cada vez mais.
Em 1995, foi fundado o Núcleo das Empresas Juniores da UNICAMP. Acumulava 20 Ejs filiadas com mais de 650 empresários juniores no total, em seus 20 anos o Núcleo trabalhou arduamente para desenvolver a empresas da nossa Universidade, provendo ciclos de palestras, workshops e vários outros conteúdos que visavam o desenvolvimento dos alunos como empresários melhores, e a propagação do ideal de um MEJ forte, eficiente e implacável.
adicionar sobre o NUCA
Em termos de importância, a confederação de EJs de maior importância é a Confederação Brasileira de Empresas Juniores - Brasil Júnior. Ela é a instância que representa as empresas juniores brasileiras, impulsionando a vivência empresarial que elas proporcionam e legitimando-as à sociedade. É por ela que nós somos representados no mercado empreendedor internacional, e é graças a Brasil Júnior que temos representação frente à instâncias jurídicas, como por exemplo a conquista da aprovação da Lei nº 13.267/16 de 06 de abril de 2016, a Lei das Empresas Juniores.
Hoje, no Brasil são cerca de 16 mil universitários engajados no Movimento por meio de mais de 560 empresas juniores, que realizam mais de 8.600 projetos por ano. O sonho de um MEJ cada vez mais forte tornou-se realidade graças ao esforço mútuo de milhares de jovens que carregam consigo um ideal empreendedor. ATUALIZAR!
Uma Empresa Júnior “é uma entidade estudantil gerenciada somente por alunos da graduação de um curso superior. Não possui fins lucrativos e tem por finalidade desenvolver os estudantes por meio de atividades práticas e gerar impacto na sociedade.”
Uma das grandes ideias por trás da filosofia do Movimento Empresa Júnior (MEJ) é: como nós, quanto alunos e ainda estando na graduação, podemos ir mais além? Como podemos Buscar nos desenvolver sem deixar de pensar no mundo ao nosso redor? Como uma empresa júnior pode impactar cada pessoa e a sociedade de forma geral?
Podemos pensar da seguinte maneira: uma EJ deve proporcionar um ambiente favorável ao desenvolvimento de seus membros e prezar pela prestação de bons serviços, a um baixo preço, a quem necessita de uma solução para algum problema.
Uma EJ deve procurar atender micro e pequenos empreendedores ou organizações que não possuem recursos para buscar algum tipo de consultoria tradicional, isto é, que não seja “júnior”. Dessa forma, a EJ pode desenvolver seus membros e oferecer algo de bom à sociedade e ao mercado.
A EJ
gestão 2024
Vórtex 2024, evento da FEJESP.