Como ingressar numa empresa júnior me proporcionou vantagem no mercado de trabalho

Ana Elisa da Silva Lima

8/22/20242 min read

Ao longo dos seus trinta anos de existência, a All Química impactou e transformou vidas, sendo uma delas a Giovanna Bernardo. A Gi ingressou na All Química em 2020, mesmo ano em que ingressou na Unicamp. Inicialmente, atuou como assessora de Marketing (MKT). Em 2021, assumiu um papel de liderança e tornou-se diretora do seu setor. Atualmente, atua como estagiária de qualidade na BASF Catalisadores. Vamos conhecer melhor sobre sua trajetória e como a All Química impactou sua vida? Segue a entrevista abaixo!

Por que você escolheu entrar All Química?

Eu escolhi entrar na All Química porque queria ter uma experiência prática além do que aprendemos em sala de aula. A ideia de trabalhar em projetos reais, aplicando os conceitos teóricos da química em problemas concretos, me atraiu muito. Além disso, sabia que seria uma excelente oportunidade de desenvolver habilidades de liderança, trabalho em equipe e gestão de projetos, principalmente, por estar no período de pandemia, com todas as atividades online.

O que você mais aprendeu/desenvolveu durante seu tempo na All Química?

Aprendi a gerenciar meu tempo de forma mais eficiente, a trabalhar em equipe e a resolver problemas de maneira criativa. Também desenvolvi uma melhor compreensão na área que eu atuei (Marketing), além de adquirir conhecimentos em áreas como gestão de projetos, comunicação e negociação.

Por que você decidiu se tornar diretora?

Decidi me tornar diretora porque queria assumir um papel mais ativo e desafiador dentro da All Química. Eu queria ter a oportunidade de liderar uma equipe, influenciar decisões estratégicas e ajudar a guiar a empresa para alcançar seus objetivos. Além disso, queria continuar desenvolvendo minhas habilidades de liderança e ter uma experiência mais profunda na gestão de uma organização, já visando possibilidades futuras no mercado de trabalho.

Você sentiu que fazer parte da All Química fez a diferença na sua vida profissional? E na pessoal?

Sim, definitivamente. Profissionalmente, a experiência na All Química me proporcionou uma vantagem competitiva no mercado de trabalho, pois adquiri habilidades práticas e experiências que são altamente valorizadas, desde a entrevista até o cotidiano na indústria. Pessoalmente, a All Química me ajudou a crescer como indivíduo, desenvolvendo minha autoconfiança e minha capacidade de comunicação.

Qual é a mensagem que você tem para um futuro membro da All Química? E para um diretor?

Para um futuro membro da All Química, minha mensagem é: aproveite ao máximo todas as oportunidades que surgirem. Envolva-se em projetos, participe das reuniões e esteja sempre disposto a aprender e a colaborar. A experiência que você ganhará aqui será altíssima.

Para um diretor, eu diria: lidere para todos e curta essa experiência, pois no mercado de trabalho, conseguir um cargo de liderança não é simples. Esteja sempre disponível para sua equipe e incentive a colaboração. Além disso, a posição de liderança vem com grandes responsabilidades, mas também com a chance de fazer uma diferença significativa na vida dos membros e no crescimento da All Química.

A All Química agradece pelo trabalho em seus dois anos de All Química e por compartilhar suas experiências e ensinamentos conosco. Desejamos o melhor para sua carreira profissional e pessoal! Que possamos aprender com você a sermos melhores membros e líderes, e que o futuro nos proporcione carreiras tão inspiradoras quanto a sua. Voa, Gi!