All Química e o MEJ: anos de parceria

Catarina Benencase Varriano

8/31/20244 min read

O que são EJ's e o MEJ

A All Química é a empresa júnior de química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), fundada no ano de 1994 e localizada no Instituto de Química (IQ-Unicamp). Em seus mais de 30 anos de existência, a parceria com o Movimento Empresa Júnior (MEJ) foi, é e será inerente a sua história.

A priori, faz-se interessante entender o que é o Movimento Empresa Júnior. O MEJ é um fenômeno recente na história empresarial mundial que tem o objetivo de desenvolver jovens em questão de liderança, ao proporcionar a educação empreendedora por meio da formação de associações civis sem fins lucrativos e com participação exclusiva de alunos de ensino técnico ou superior. Todo o faturamento retorna às associações para o desenvolvimento profissional e empresarial dos membros e para a melhora de sua infraestrutura.

A definição de MEJ, pelo portal Brasil Júnior, é "formar, por meio da vivência empresarial, lideranças comprometidas e capazes de transformar o país em um brasil empreendedor". Ou seja, esse fenômeno impulsiona o desenvolvimento profissional dos jovens e os estimula a adquirir habilidades requeridas no mercado de trabalho, além de promover vivências organizacionais.

Por conseguinte, é possível compreender o que são Empresas Juniores (EJ's). EJ's são as associações civis sem fins lucrativos impulsionadas pelo MEJ, nas quais acadêmicos desenvolvem projetos correlatos a sua área de graduação. Enquanto o MEJ é um fenômeno, as EJ's são a concretização desse movimento. Diferentemente de estágios convencionais, os membros possuem maior liberdade em seu trabalho, já que podem atuar em qualquer parte da empresa e podem manipular todos os seus processos. Por fim, os diferenciais delas em relação a outras empresas são variados: vão desde o acesso a conhecimentos que facilitam a inovação (graças a ligação com grandes instituições de ensino) até o melhor custo-benefício dos serviços (devido ao trabalho voluntariado e apoiado por docentes altamente capacitados).

História do MEJ e das EJ's no mundo e no Brasil

A primeira Empresa Júnior do mundo - Junior Enterprise da L'Ecole Supérieure des Sciences Economiques et Commerciales - foi criada em 1967 na França, em Paris, e, desde então, fortaleceu-se a onda de criação de outras empresas juniores. Após a Segunda Guerra Mundial, as Universidades ao redor do mundo reconheceram a necessidade de que os alunos de graduação pudessem aplicar, na prática, os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula e encontraram a solução na construção de empresas reais. Logo, estava fundado o Movimento Empresa Júnior e o conceito se difundiu rapidamente por todo o meio acadêmico francês, resultando na criação da Confederação Nacional das Empresas Juniores, em 1969.

Introduzindo o contexto para o âmbito nacional, o MEJ chegou ao Brasil em 1988 por meio da Câmara e Comércio Franco-Brasileira. As primeiras empresas juniores foram fundadas: a Empresa Júnior – FGV (na Fundação Getúlio Vargas), a Júnior FAAP (na Fundação Armando Álvares Penteado) e a Poli.Jr (na Escola Politécnica da USP). Em 1990, as EJ's já existentes se uniram para formar a Federação das Empresas Juniores do Estado de São Paulo (FEJESP).

Em 1 de agosto de 2003, surge a instância que representa o MEJ do Brasil no mundo - a Confederação Brasileira de Empresas Juniores ou Brasil Júnior. As federações também representam o país no movimento mundial, existindo 13 espalhadas pelos 26 estados. Atualmente, após o crescimento e amadurecimento do MEJ no país, existem mais de 900 EJ's e mais de 20 mil empresários juniores no Brasil

História da All Química e sua relação com o MEJ

Como citado anteriormente neste artigo, a All Química existe desde 1994; contudo, sua construção iniciou-se em 1993, graças a estudantes de graduação motivados pelo MEJ que viam nas empresas juniores uma grande oportunidade de crescimento profissional e de aplicação prática do que se aprendia nas aulas. Em 14 de dezembro de 1993, a All Química estava fundada, mas sua oficialização se deu, de fato, em 1994, com o registro de Ata e de Estatuto em cartório, com o cadastramento na Receita Federal e com a eleição de Diretoria Executiva e de Conselho Administrativo. Outro fator que a fortaleceu foi a realização do primeiro projeto - Pesquisa Sobre Óleos Sulfonados para a Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios.

É com o apoio do MEJ que a All Química pôde ser fundada: EJ's da Unicamp e a Poli Jr. (USP) contribuíram para sua criação, apoiando os químicos do IQ-Unicamp e ensinando-lhes conhecimentos valiosos que precisariam portar ao longo da jornada empreendedora. Além disso, o MEJ contribui, fortemente, para a manutenção da empresa: por meio de eventos integrativos e assuntos promovidos pelas associações oficiais do movimento júnior, a All Química é inspirada a buscar seu crescimento. Em agosto de 1998, ela esteve, pela primeira vez de muitas, em um grande evento de EJ's: o Encontro Nacional de Empresas Juniores (ENEJ), em Guarapari (ES). A All Química passou por problemas internos, algo que não refletiu no seu brilho de perseverar: em 2014, tornou-se uma empresa federada na FEJESP, realizando uma de suas grandes metas após reestruturações internas.

A união de jovens estudantes inspirados pelo ideal empreendedor e a rede de negócios inovadores movidos pela cultura profissional em ambientes acadêmicos são, intensamente, notáveis e intrínsecas para um país desenvolver-se. Cada contribuição e trabalho de um empresário júnior transforma-se em um futuro de oportunidades e crescimento para outros no MEJ. Cada batalha enfrentada pela All Química ao longo da sua história significa, hoje, a sede por crescer e por contribuir com grandes profissionais ao Brasil.

Referências:

1 - Brasil Júnior. Disponível em: <https://brasiljunior.org.br/conheca-o-mej>.

2 - MEJ. Disponível em: <https://wp.ufpel.edu.br/crej/movimento-empresa-junior/#:~:text=A%20primeira%20Empresa%20J%C3%BAnior%20surgiu>.

3 - MEJ. Disponível em: <https://wp.ufpel.edu.br/crej/movimento-empresa-junior/#:~:text=A%20primeira%20Empresa%20J%C3%BAnior%20surgiu>.

4 - Empresas Juniores - COMVEST. Disponível em: <https://www.comvest.unicamp.br/vestibular-2018/manual/revista-do-vestibulando/empresas-juniores/#:~:text=O%20Movimento%20Empresa%20J%C3%BAnior%20(MEJ>. Acesso em: 31 ago. 2024.

5 - Unesp. Disponível em: <https://www.rosana.unesp.br/#>.

6 - A Empresa | All Química Consultoria Jr. Disponível em: <https://allquimicajr.com.br/a-empresa>. Acesso em: 31 ago. 2024.